segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Pensar antes de agir



Nós, seres humanos, temos a tendência a errar. Alguns dizem que errar é humano, que é errando que se aprende e tantas outros conceitos para o errar.

De acordo com o Dicionário Eletrônico Houaiss, errar significa:

1. incorrer em erro, engano;
2. deixar de acertar em;
3. andar sem rumo certo; vaguear, percorrer;
4. causar ofensa; injuriar;
5. fazer ou pensar algo que cause culpa;
6. difundir-se; espalhar-se.

Deixando de lado o erro do pecado, para com Deus, o pior momento de erro é quando não pensamos antes de agir.

Tudo na vida, minha filha, é uma questão de sentir, pensar e agir. Essas três ações devem fazer parte constante do nosso dia-a-dia. Não dá para levar a vida sem realizar as três, nessa mesma ordem.

O sentir é uma ação instantânea, pois o nosso organismo está aberto às sensações através dos sentidos (visão, olfato, paladar, tato e audição). Como não somos plenamente perfeitos, alguns de nós têm subtraído algum desses sentidos, às vezes mais de um, mas não deixamos de sentir enquanto existir vida.

O pensar é uma ação reflexiva. Ele é quem faz com que o ser humano esteja no topo da escala evolutiva dos seres vivos. Quando a pessoa sente, naturalmente, passa a pensar e é justamente nesse momento que tudo fica claro.

O agir é uma ação sequente do pensar, mas ele é muito complicado, pois muitas vezes agimos sem pensar. Nesse momento é que o erro pode surgir e com ele o arrependimento.

Portanto, dessa corrente de ações o pensar é a de maior necessidade.

Mas porque tudo isso? Pois bem, vou explicar. Eu, minha filha, sou uma pessoa muito tranquila e dentro dessa tranquilidade, faço uso da racionalidade. A razão para mim, depois que conheci a sua mãe, é tudo.

No domingo a sua avó Vera, que é dona de uma bar (Vera's Bar), pela manhã, disse-me que iria pegá-la e levá-la para ficar um pouquinho no bar. Eu, que acho que um bar não é lugar de criança, disse-lhe que de forma alguma. Brinquei até com dois fregueses dela que estavam presentes, dizendo que a minha filha não era para estar em meio à pessoas feias. Disse-lhe também que se ela quisesse ficar com você, poderia sentar na calçada, pela tarde, e ficar à vontade.

Veja bem, senti o "perigo" (num bar tudo pode acontecer), pensei na melhor forma de me dirigir à sua avó e agi. Pensei que estava tudo resolvido...

Me enganei. Fui ao Fórum pegar um documento necessário para a escritura da sua Certidão de Nascimento. Chegando lá, percebi que não estava com os documentos necessários. Voltei para pegá-los em casa e quando cheguei, te vi no colo da sua avó. Ceguei de raiva. Subi e acabei discutindo com a sua mamãe, que não tinha culpa nenhuma, pois quem não se utilizou de bom senso foi a sua avó. Saí da mesma forma que entrei, mas não antes de dar um beijinho em sua mamãe.

É certo que eu deveria ter pensado melhor, antes de discutir com ela, mas também é certo que a sua avó deveria também ter lembrado da nossa conversa de domingo. Custava?

Pensar é grátis. Não custa nada e não traz arrependimentos. Enquanto resolvia algumas coisas na rua, fui pensando em trazer de volta a harmonia. Cheguei em casa e encontrei você e a mamãe deitadas. Desconversei, só para sentir o clima. Fui tomar banho. Me deitei ao lado dela e disse-lhe:

Me perdoe por ser tão bruto e estúpido. Foi só excesso de cuidado.

Ela ainda está magoada. Tomara que passe logo, pois se não estou bem com ela a minha vida vira um inferno. Se arrependimento matasse...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um pedaço do seu carinho: